RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Centro de Desenvolvimento e Administração em Saúde

Qualidade definida como cumprimento integral de acordos

Funcionários Públicos

Não cobramos de Prefeituras. Elas são incluidas em um grupo de trabalho com empresas privadas de seu Município, fornecedoras e apoiadoras de seu processo de organização interna.

Nossa especialidade e o gerenciamento de projetos e passa pela aproximação conosco. 

Aspectos de Recursos Humanos, Organizacionais e Técnicos se somam e podem ser 100% gerenciados em processos de melhoria contícua que segue padrões internacionais. Além disto, cerca de 100 temas de cursos estão à disposição.

Sistema Integrado de Gestão busca portanto realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme características, atividades e necessidades de cada organização. Com a crescente pressão para se fazer mais com menos, várias Prefeituras estão vendo a integração dos sistemas de gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e geram gastos desnecessários.

Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função produzindo um ou mais resultados.

Também usamos normas de gestão específicas (ISO 9001, ISO 14000, OHSAS 18001) que definem, em resumo, que sistema de gestão é a parte de um sistema da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos. Por outro lado, e por ser mais abrangente que as demais normas de gestão, a NBR 16001 define como sistema de gestão o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como para atingí-los.

SIG tem por objetivo prover as organizações de elementos de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização. As estruturas das normas de gestão são semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão. As normas de gestão seguem a estruturação do modelo baseado no ciclo P (Plan), D (Do), C (Check) e A (Act), partindo da premissa de se estabelecer uma política de gestão, realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização. Como forma de análise e melhoria do sistema de gestão, destaca-se as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema de gestão.

Em todos os sistemas de gestão percebe-se que a estrutura pode ser organizada nas seguintes categorias:

  • Política de Gestão
  • Planejamento
  • Implementação e Operação
  • Avaliação de Desempenho
  • Melhoria
  • Análise Critica

Integrar esses sistemas é um grande desafio para as organizações públicas. Dizer que um sistema de gestão é integrado não significa apenas que os requisitos são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento. A integração vai além do agrupamento de requisitos e ela considera a sinergia que cada assunto pode ocasionar.